"Pessoa que cria ou desenvolve um estilo de roupas, penteado, maquiagem, etc."
Fonte: Dicionário Michaelis
O que é ser um estilista?
O estilista é o profissional que trabalha com a criação de estilos de roupas e acessórios, desenha peças, desenvolve projetos de coleções e elabora desfiles para divulgar seu trabalho. O estilista trabalha diretamente com a criatividade e deve estar sempre inteirado das tendências da moda dentro e fora das passarelas, bem como deve entender da cultura regional e mundial, para, assim, poder atingir corretamente seu público-alvo. O estilista é um profissional que dita e também segue tendências (principalmente as européias), por isso, seu trabalho deve ser muito conciso e consciente, pois as particularidades dos países e suas culturas devem ser sempre preservadas. Atualmente, os estilistas brasileiros tentam cada vez mais fixar uma marca para a moda brasileira e caracterizá-la, distanciando-a da moda internacional, no sentido de aproximar-se da linguagem do consumidor brasileiro.
Quais as características necessárias para ser um estilista?
O estilista deve ser uma pessoa atenta ao contexto e ao mercado internacional, deve saber o que acontece nas passarelas do mundo todo e entender da moda e das particularidades de cada país. Além disso, o estilista deve procurar entender a cultura dos diferentes países, para tentar se aproximar cada vez mais de um trabalho verdadeiro, que reflita o consumidor. Outras características interessantes são:
- sensibilidade
- visão de projeto
- capacidade de concentração
- capacidade de observação
- criatividade
- metodologia
- responsabilidade
Qual a formação necessária para ser um estilista?
Existem muitos casos de estilistas famosos que nunca fizeram cursos, mesmo por que a especialização em moda foi criada recentemente. Porém, atualmente, existem muitos cursos, inclusive de formação superior, que tem por objetivo formar e capacitar profissionais para trabalhar com design, como por exemplo, o de Moda com ênfase em estilismo, ou o de Moda com ênfase em modelagem, com duração média de 4 a 5 anos. Os dois cursos possuem matérias básicas do mundo da moda como Estética, História da Indumentária, Sociologia, Modelagem, Laboratório de criação, Metodologia de projeto e visual, Teoria do Design, Princípios de marketing, entre outras. A maior parte do curso é composta de aulas práticas e trabalhos manuais, que ajudam o aluno a aprender a se comportar diante de um projeto.
Principais atividades
- elaborar um projeto inicial de coleção
- aprofundar seus conhecimentos nas principais características da coleção, pesquisar o público-alvo e a base de estilo que o caracteriza
- desenhar os modelos de roupas e acessórios
- trabalhar junto a um especialista em costura, dando as coordenadas e apontando necessidades de mudança nos projetos
- trabalhar com a finalização das peças
- planejar o desfile para divulgar a coleção, trabalhando juntamente com um coordenador de eventos, escolhendo o local a ser realizado, selecionando as modelos, as peças, a ordem do desfile, a decoração e o tema
- além das peças de desfile existem também as peças que são vendidas nas lojas, que são menos extravagantes e chamativas, que podem ou não ser baseadas na coleção do desfile
Áreas de atuação e especialidades
O profissional de estilismo pode trabalhar tanto na área do design quanto na área dos negócios, ou seja, tanto na produção, quanto na prospecção e divulgação das peças, lado mais ligado ao marketing. Além dessas áreas, o profissional pode trabalhar em qualquer segmento da moda, como em pesquisas de mercado e de novas matérias-primas, áreas de figurinismo para cinema, teatro e televisão, estamparias, gerência de pequenas confecções, consultoria de moda, modelagem, design do interior de lojas, no setor têxtil, entre outras atividades.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o estilista é amplo, isso por que o setor têxtil e de confecções é um grande empregador no Brasil. A área emprega tanto diretamente, com profissionais ligados à moda, quanto indiretamente, com profissionais ligados à logística, gerência e planejamento de produtos e serviços que são utilizados no processo.
Curiosidades
Os homens do período do Paleolítico, quando as comunidades ainda eram nômades e coletoras, o homem se cobria de peles de animais para se proteger do frio, e, com o passar do tempo, essa "roupa" passou a ser considerada sinal de status. Com a Revolução Neolítica que se deu com o desenvolvimento da agricultura, os homens conseguiram finalmente se fixar, pois não tinham mais que sair em busca de alimento. Então, começaram a surgir os primeiros tecidos feitos de algodão. A roupa então começou a ganhar maior importância, com os sumérios e os egípcios, na Antigüidade. A partir daí a evolução dos tipos de tecidos, das cores e formas de tingir não parou, inclusive, certas civilizações tinham cores que eram sinal de maior status. Por exemplo, na civilização bizantina, a cor roxa era sinal de posição social elevada, pois o pigmento dessa cor era muito caro, já os mais pobres usavam roupas na cor azul, pois eram feitas de uréia, encontrada em abundância. Como é possível observar, a moda sempre foi um fator muito importante na sociedade, não só se tratando das roupas, mas também das jóias e adereços.
Onde achar mais informações?
Fonte: http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/estilista
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